10 ANOS DA HISTÓRIA DO UTILIDADE CAPIXABA ::: 2010 - 2020 - VÍDEO
Conheça o resumo de tudo que aconteceu no Utilidade Capixaba nos últimos 10 anos. Essa história envolve coisas que muitas pessoas ainda não sabem. Veja como tudo começou, saiba sobre os bastidores e entenda a história de mais de uma Década de um sonho que tem tudo a ver com você, Capixaba. Compartilhe essa notícia e faça com que mais pessoas entendam e venham se unir a nós no nosso canal de Comunicação, no Primeiro e Único Utilidade Capixaba.

10 ANOS DA HISTÓRIA DO UTILIDADE CAPIXABA - UM BREVE RESUMO

TEXTO RESUMO SOBRE UMA DÉCADA DE HISTÓRIA DO UTILIDADE CAPIXABA (UP - ES)

Oi amigos,

Vou tentar resumir 10 anos da história do UTILIDADE CAPIXABA (UP ES).

É bom deixar tudo claro para que todos possam saber sobre os nossos objetivos desde a fundação do Utilidade e também sobre os Perfis Fakes que estão rolando por aí, enganando muita gente desde 2014.

Pouco antes de 2010 fiz um grupo chamado UTILIDADE PÚBLICA, onde falávamos sobre trânsito. Juntamos muita gente que também falava sobre assuntos diversos, mas esse grupo foi tirado do ar, pois alguns membros falavam sobre Blitz.

Em 2011 já tínhamos a nossa 2a versão do grupo, ainda como UTILIDADE PÚBLICA, todos devem se lembrar que mais uma vez o grupo caiu, mesmo sendo muito útil a todos os Capixabas, falando sobre notícias e informações em geral, sem viés e com uma velocidade incrível. Ainda nesse ano eu havia escolhido um rapaz pra me ajudar a moderar, ele era um advogado, parecia ser do bem.

Nos anos seguintes foi necessário mudar o nome do grupo, pois o Facebook já o havia nos derrubado algumas vezes, pelos mesmos motivos de 2011. Foi então que resolvi chama-lo de Utilidade Capixaba UP ES (UP  do nome antigo, "Utilidade Publica", e ES de "Espírito Santo"), isso já em 2012. Na sequência convidei mais algumas pessoas indicadas pelo primeiro rapaz moderador, eu conhecia todos eles virtualmente, pareciam ser boas pessoas também.

O grupo foi crescendo, os assuntos se tornando mais amplos, as pessoas convidando amigos. Ajudamos muita gente com nossa união e foi então que eu entendi que precisávamos oferecer mais ao Capixaba, pois o Facebook era muito limitado, então nós não conseguimos ajudar, nem nos organizar mais as coisas, faltava mais ferramentas pra gerir, foi então que pensei em criar um site ou aplicativo que permitisse a todos nós irmos a além do grupo do facebook, poderíamos ser uma comunidade digital real, um canal de notícias sem viés ou algo ainda maior.

Com essas boas ideias, em 2014, inscrevi o UC (como carinhosamente chamávamos o grupo) no SebraeUp(um programa do Sebrae voltado para aceleração de idéias inovadoras). Detalhe: O SebreaUp era de graça. E como eu não tinha lá essas condições financeiras todas, né?! Achei a oportunidade ideal. Pronto! Os Capixabas teriam então sua Nova Mídia, seu Canal de Notícias Online sem viés, teriam seu próprio jornal, teriam tudo que o UC poderia oferecer, sendo que o Capixaba iria produzir todo esse conteúdo, sem precisar dos meios tradicionais de comunicação e mídia. Lá no SebraUP aprendi bastante coisas legais que seriam implementadas no UC, inclusive ja havia começado o registro da marca, já em 2014…

…mas ainda em 2014 um perfil Fake, chamado JOÃO LOPES(Adm | Penedo), usado por aquele rapaz que escolhi em 2011, hackeou o grupo. Então eu corri e fiz uma página e outro grupo para manter a marca ativa, muitas pessoas foram comigo para o grupo novo, que hoje tem mais de 50 mil usuários( e página com mais de 100.000).

Eu tentei recuperar o grupo antigo, mas sem sucesso. Fiz contato com o Facebook(dentro e fora do Brasil) e eles me disseram: “Só podemos proteger seu direito se você tiver uma liminar judicial”, eu não tinha. Pra atender ao pedido, do Facebook, eu precisaria dar seguimento ao registro da marca, aos processos judiciais e aguardar, e aguardar… Que triste não? Pois é, na época fiquei triste sim, muito alias, mas eu tinha certeza de uma coisa, um dia eu voltaria pra exigir esse direito e para dar continuidade ao projeto em conjunto com você, Capixaba.

De 2014 a 2017, aguardei pacientemente pelo registro do INPI. Saiu então, no primeiro trimestre de 2017 o certificado do INPI.

Aguardei mais dois anos…

É bom frisar que nessa época eu sabia que seria trabalhoso voltar e refazer tudo. Eu estava muito atarefado no meu trabalho e com assuntos pessoais, portanto não seria fácil dar a atenção merecida ao projeto UC como gostaria.

Em 2019, após alguns acontecimentos pensei: “Já passou da hora do Utilidade Capixaba ser o que ele nasceu pra ser”, o maior canal de informação colaborativa do estado do ES. Então no final desse ano começamos a usar todos os recursos que já havíamos guardado desde 2014:

- O domínio: www.utilidadecapixaba.com.br;

- O perfil do Instagram;

- O Registro da Marca - INPI;

- E principalmente O Sonho de criar um canal de mídia onde as pessoas poderiam publicar as noticias e as informações de seu próprio bairro e região, sem viés e sem a narrativa dos canais de mídia tradicionais.

Então em 2020, logo após o inicio do isolamento, lançamos o nosso site www.utilidadecapixaba.com.br (para testar), como plataforma colaborativa, onde o usuário, assim como no Facebook, pode entrar e produzir a própria notícia - Informação Direta. Nesse mesmo período demos entrada no processo judicial conforme já havíamos recebido a orientação do Facebook, nesse ponto o nosso objetivo era recuperar os grupos e unir todos, mas o Facebook não nos deu essa opção e disse que fariam do jeito deles. Foi então que eles excluíram os outros grupos, a maioria administrados por perfis Fakes como o do JOÃO LOPES(Adm | Penedo)(cuidado, esse perfil continua ativo e sendo usado no facebook - Denuncie!).

É importante frisar que a justiça solicitou a exclusão e quebra de sigilo desses perfis fakes, em breve saberemos mais coisas sobre essas mentiras contadas durante tanto tempo. Além desse perfil, existem vários outros sendo usados todos os dias pra enganar pessoas de bem como você e como eu que fui enganado em 2014.

O que é importante você e eu entendermos é que os bons precisam se juntar para fazerem o bem juntos, e é isso que estávamos fazendo em 2014 quando pessoas más usaram perfis Fakes para pararem o nosso sonho de criar um canal de Comunicação da Nova Mídia, onde se fala a verdade, onde o povo comunica o povo, informa e é informado, sem viés e sem manipulação.

Nós temos hoje a chance de continuar esse sonho, para isso precisamos nos juntar no mesmo grupo, na mesma página, em todos as redes sociais e continuarmos de forma organizada nos informando como sempre foi o objetivo do Primeiro e Único, Utilidade Capixaba.

Siga nossas redes, compartilhe essa informação, publique nas suas redes e convide os amigos para participarem no grupo no face e nas outras redes sociais e site, seguem abaixo os links oficiais:

Grupo Facebook:

Link Grupo Facebook

Página Facebook:

Link Página Facebook

Instagram:

Link Instagram

Twitter:

Link Twitter

Site:

www.utilidadecapixaba.com.br

Rodrigo Oliveira

SUA REAÇÃO!


você pode gostar

Facebook